Quase todos os países da zona mediterrânica são susceptíveis ao aparecimento do mosquito responsável pela doença da dengue. Esta é a conclusão de um estudo de um grupo de cientistas europeus que considera Portugal como uma das regiões do sul da Europa susceptíveis ao aparecimento desta espécie de mosquito. Também a Madeira poderá estar na rota do mosquito.
O aquecimento global tornará o clima do sul da Europa parecido ao das regiões tropicais e subtropicais, onde prolifera o mosquito causador da doença, o aedes albopictus.
A dengue é uma doença mortal, não havendo registo de casos fatais
O mosquito que transporta o vírus do dengue chegou à Madeira há quatro anos e, segundo António Grácio, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, ainda não entrou em Portugal continental por de sorte”.
O especialista explicou que o principal risco reside no transporte marítimo entre o arquipélago da Madeira e o continente, uma vez que o mosquito pode alojar-se nos pequenos pneus dos navios mercantes. António Grácio desconhece se as autoridades estão a fazer alguma vigilância aos barcos, mas alertou que, caso não haja nenhum tipo de controlo, é “uma questão de tempo” para que a doença chegue ao continente.
Além da Madeira, este mosquito poderá também atingir o país vindo de Espanha. O especialista frisou: “ainda não foi detectado em Portugal, o que não quer dizer que não possa cá estar”. (09.10.2008 - 15h06 PÚBLICO)
Obs: O dengue é transmitido pela picada do mosquito que transporta o vírus da doença e não existe vacina nem qualquer meio de prevenir a doença. A propagação do dengue está associada à falta de condições de higiene e a zonas com águas estagnadas.
é caso para dizer cuidado com o mosquitinho! Ou esmagas (com delicadeza porque afinal até és amigo dos bichinhos) ou ficas "todo dengado"… ;-)
Sem comentários:
Enviar um comentário