
Uma equipa de cientistas do Wellcome Trust do University College of London registou as imagens da actividade cerebral de várias pessoas, tendo conseguido assim detectar as suas memórias espaciais.
O estudo foi feito com base nos processos mentais que os taxistas da capital britânica usam para interpretar os mapas da cidade e mostraram que é possível interpretar os sinais transmitidos pelos neurónios.
A nova descoberta vem juntar-se à conhecimento da importância do hipocampo na orientação dos indivíduos, assim como na memória e na imaginação de acontecimentos futuros. E fica agora comprovado que esta região cerebral grava também as memórias espaciais em padrões regulares.
Esta descoberta poderá ser importante para o tratamento do Alzheimer e outras doenças, mas como demonstra que é possível dizer o que uma pessoa está a pensar olhando apenas para a actividade cerebral, talvez abra caminho para leitura da mente humana.
Sentido das Letras / Copyright 2008 - 3/12/2009 8:52 PM
Esta poderá ser uma importante descoberta, essencialmente na cura da doença de Alzheimer. No entanto será que é positivo que esta possa ser posteriormente utilizada para nos ler a nossa mente apenas por curiosidade ou por qualquer outro motivo menos positivo? Deixamos a questão.
Sem comentários:
Enviar um comentário